Rua Ametista, 7, Bosque da Saúde

Cuiabá - MT, 78050-100

(65) 3644 6668 e (65) 3028 6060

contato@kasual.com.br

5 dicas importantes de governança condominial

5 dicas importantes de governança condominial

Governança condominial é o conjunto de ações que fazem com que tudo funcione perfeitamente dentro de um condomínio. O papel do síndico é essencial para que isso aconteça, além de ser de extrema importância em todos os passos destes processos.

Para melhorar ainda mais o relacionamento com os condôminos, vamos te dar 5 dicas importantes para a governança condominial:

 1. Atualização constante 

O síndico deve estar sempre atento às mudanças nas legislações e as tendências de gestão. Precisa buscar conhecimentos de administração para estar apto a gerenciar e administrar questões de diversas áreas, como as financeiras e técnicas, por exemplo.

 Dica: faça cursos a distância, veja canais sobre administração condominial no YouTube, leia blogs de administração de empresas e estude sempre.

 

  1. Transparência e padronização

O tratamento oferecido aos condôminos deve ser padronizado. E as determinações da convenção do condomínio, do regimento interno, das assembleias gerais e dos conselhos, respeitadas.

 Dica: crie formulários, publique os relatórios de uma forma simples nas redes sociais do condomínio, envie convites via WhatsApp, monte um grupo de ações com os moradores, converse sempre.

 

  1. Excelência nos controles internos

Planos de contas, relatórios, orçamentos, projetos, registros, inventários, manutenções e treinamentos devem estar sempre em dia. Faz parte dos controles internos, ainda, a veracidade das informações contábeis e o controle das finanças. Uma recomendação neste aspecto é contratar uma auditoria preventiva para analisar as movimentações financeiras.

 Dica: não omita informações, fale sobre tudo, seja específico, direto e reto.

 

  1. Fortalecendo o que vai bem e corrigindo o que não vai tão bem

Uma prática bem-vinda e cada vez mais utilizada também em condomínios que tem um sistema de gestão diferenciado é a utilização de pesquisas para entender o nível de satisfação de toda a comunidade envolvida.  De uma forma prática e fiel, é possível descobrir os pontos fortes da gestão e, principalmente, os pontos de melhoria. Saber corrigir a rota é uma habilidade bastante bem vista quando se trata de um síndico.

Dica: ouça seus condôminos, pergunte, questione e entre em acordo com a necessidades coletivas.

 

  1. Redução de custos 

Como ocorre nas empresas, a redução de custos também é uma meta permanente nos condomínios. Na medida em que se melhora o nível de governança condominial, os gastos com pagamentos de multas e outras penalidades são reduzidos. E uma vez cumpridas as normas legais, trabalhistas e tributárias, evita-se as contingências futuras, inclusive gastos inesperados e emergenciais, que são o calcanhar de Aquiles para todos os tipos de previsões orçamentárias.

Dica: aplique novas práticas de economia sustentável, utilize a reciclagem de materiais, faça reuso da água, troque as lâmpadas antigas por led, deixe suas obrigações trabalhistas em dia.

 

img

Agencia Gonçalves Cordeiro

Posts relacionados

3 ideias de estantes criativas e funcionais

A boa utilização dos espaços e a organização são fatores essenciais na hora de decorar...

Continue lendo
por Agencia Gonçalves Cordeiro

Condomínios não podem proibir animais de estimação, diz STJ

Condomínios não podem proibir animais de estimação, diz STJ   Criação de...

Continue lendo
por Agencia Gonçalves Cordeiro

Eletrobras apresenta dicas de como economizar energia elétrica durante as festas

Com a chegada do fim do ano, muitos alagoanos enfeitam as casas com as luzes pisca-pisca, cascatas...

Continue lendo
por Agencia Gonçalves Cordeiro