R. Torino nº 155 - Jardim Itália

Cuiabá - MT, 78060-830

(65) 3644-6668

contato@kasual.com.br

Horta caseira no apê

Quem é que não gosta de preparar uma comidinha caseira bem temperadinha? Agora, imagina poder colher na hora uma salsa bem verdinha e fresquinha, ou uma cebolinha, ou até mesmo um tomate cereja.

Imagina colher um manjericão na hora e colocar no molho que você está preparando para a macarronada do domingo. São muitas as opções que você pode cultivar, mesmo morando em apartamento onde o espaço geralmente é mais restrito.

Você pode plantar salsa, cebolinha, tomate, hortelã, alecrim, coentro, erva doce, pimenta, manjericão, orégano, alface, rúcula, só para citar algumas das tantas opções.
Essas plantinhas são muito fáceis de cuidar e não precisam de muito espaço não, pois cabem em qualquer cantinho, seja no chão, na parede ou até suspensas no teto. Isso mesmo, presas no teto dão até um frescor no ambiente.

Está gostando da ideia e quer saber como iniciar agora mesmo a sua horta caseira? Então vamos lá! Mãos à obra, ou melhor, mãos à terra!

A primeira coisa que você deve fazer é escolher um local que bata pelo menos umas seis horas de sol por dia. Se no seu apartamento houver um terraço, ótimo, fica mais fácil ainda. Basta você escolher o local que seja mais ensolarado. Água e sol são fundamentais para a vida de suas plantinhas, assegurando uma colheita sempre farta e constante.

O plantio pode ser em vasos, latas, potes, xícaras, caixas de madeira e até em velhas panelas ou bules, o que dará um certo ar de chácara ou fazenda.

Escolhido o recipiente, coloque argila expandida no fundo e, em seguida, uma manta geotêxtil para a drenagem (o nome é estranho, mas você encontra em lojas de jardinagem). Isso serve para segurar a terra e evitar que escoe cada vez que o vaso for molhado.

Mas seja qual for o recipiente que você escolher, não esqueça que esse recipiente deve ter pequenos furos no fundo que é para o excesso de água escoar. Essa precaução é para proteger as raízes das plantas, evitando que elas venham a apodrecer.

Feito isso, o passo seguinte é colocar a terra para o plantio, terra que você também encontra em lojas de jardinagem. Importante: uma boa terra garante a qualidade do produto final, ou seja, se plantas mais saudáveis e saborosas.

Com o recipiente preparado com a terra, coloque a sua muda ou semente tomando cuidado para não desmanchar o torrão de terra da plantinha (caso seja uma muda), depois complete com mais terra e faça a primeira regada com água bem limpa. Feito isso, ponha seu vaso numa prateleira de madeira ou ferro, ou fixe numa parede ou simplesmente deixe-o no chão em cima de algum suporte.

Mas lembre-se que quanto mais alto, mais ele receberá a luz do sol. Também é bom tomar cuidado com o excesso de água. Muita água acaba prejudicando a raiz da plantinha.

Para que não haja excesso de vasos e consequentemente gere desperdício, uma dica é plantar apenas ervas, temperos e verduras que de fato você vai utilizar no seu dia a dia.

E então, gostou da ideia de ter uma horta em seu apartamento? Então mãos a terra! Bora plantar!

#kasual #hortaemcasa #façasuahorta #boraplantar

img

Agencia Gonçalves Cordeiro

Posts relacionados

Decoração alternativa: o poder dos tonéis!

Dê um toque especial na sua casa. Foi na casa de alguns amigos e viu que a decoração parece...

Continue lendo
por Agencia Gonçalves Cordeiro

Cestos na parede do banheiro, ganhe mais espaço e beleza.

Cestos na parede do banheiro, ganhe mais espaço e beleza. Práticos, fáceis de achar, e na...

Continue lendo
por Agencia Gonçalves Cordeiro

Eletrobras apresenta dicas de como economizar energia elétrica durante as festas

Com a chegada do fim do ano, muitos alagoanos enfeitam as casas com as luzes pisca-pisca, cascatas...

Continue lendo
por Agencia Gonçalves Cordeiro